O Encontro





Um dos avanços que o Brasil obteve para a garantia de sua democratização foi o estabelecimento da Constituição Federal de 1988. Mas para que os princípios da Constituição sejam cumpridos se faz necessário que a sociedade exerça a cidadania, lutando por direitos e cumprindo deveres que respeitem os direitos humanos e promova a igualdade social. 

O exercício da cidadania supõe reflexão crítica, posição participativa e comprometimento com a transformação social. Fomentar a autonomia, a cidadania e a cooperação tem sido ao longo dos anos o lema da Psicologia social no Brasil e na América Latina, a qual busca firmar a Psicologia como ciência e profissão libertadora, voltada para o combate da desigualdade social e negação de direitos. 

Sendo assim, a formação em Psicologia Social deve fomentar na universidade reflexões que suscitem o compromisso do psicólogo para o desenvolvimento de uma sociedade justa, criando espaços para o compartilhar de experiências, colocando integralmente o conhecimento acumulado em Psicologia à serviço da população. Que nesse primeiro encontro de Psicologia e Cidadania possamos cumprir a responsabilidade de pensar e aprender juntos um fazer profissional pautado em políticas democráticas e práticas emancipatórias!




Ana Elizabeth Araujo Luna- Coordenadora Geral do evento

Comentários